Artigos e Notícias

Em geral, todas as reuniões devem ter uma agenda. A preparação da agenda requer um pouco de tempo extra, mas pode ser simples, tal como escrevê-la em e-mail e enviá-la aos participantes. Reuniões marcadas periodicamente e mantidas no mesmo formato …

Erro de Gestão de Projectos nº 3: Não gerir o plano de trabalho Durante a fase inicial do projecto, o gestor de projecto deverá despender o tempo necessário à definição e planeamento do projecto.  O produto da definição de um …

Os riscos são eventos futuros ou condições que têm alguma probabilidade de ocorrer e que têm algum impacto no seu projecto. Normalmente pensamos em riscos como algo negativo e tentamos planear de modo a garantir que o risco desapareça. Mas …

A gestão das expectativas do cliente é importante em todos os projectos, mas é especialmente relevante quando o projecto for de grande dimensão, com visibilidade, político ou crítico para o negócio. Quando as expectativas são bem geridas, todos as partes …

Ao incluir no cronograma actividades associadas à qualidade, também irá acrescentar algum esforço e custo ao projecto. No entanto, estes custos adicionais serão recompensados com uma redução nos prazos e nos custos ao longo de todo o ciclo de vida …

Os projectos necessitam de ser realizados em estreita colaboração com todas as principais partes envolvidas, e isso requer uma comunicação eficaz. De facto, muitos dos problemas que surgem nos projectos, são na realidade, consequências de uma comunicação deficiente: Diferentes expectativas. …

No final do processo da definição e do planeamento, o gestor de projecto deverá ter um acordo com o patrocinador do projecto sobre o trabalho que será realizado, assim como sobre o custo e a duração que serão necessários para …

Adoptar a “tolerância zero” na gestão das alterações do âmbito Esta técnica pode ser aplicada tanto na recuperação de um projecto que ultrapassou o orçamento como o prazo estabelecidos. Quando os projectos começam a ultrapassar o orçamento é porque, na …