Comunicação Eficaz em Projetos

Mais de metade do tempo da gestão de projetos está, de alguma forma, relacionada com a comunicação, sendo a comunicação deficiente uma das principais causas de insucesso dos projetos. A comunicação eficaz é um fator essencial na gestão das expetativas dos vários Stakeholders do projeto.

Não é suficiente a comunicação do estado e progresso do projeto. Os gestores de projeto devem comunicar pró-ativamente em todas as áreas da gestão de projetos. O objetivo deste curso é descrever os vários aspetos da comunicação que são necessários em cada área e processo da gestão de projetos.

Destinatários

  • Gestores de projeto, membros de equipas de projetos.
  • Clientes e todos as partes interessadas que participam em projetos.

Pré-requisitos

Nenhum.

Objetivos

No final deste curso, os participantes serão capazes de:

  • Compreender os fundamentos da comunicação no contexto dos projetos.
  • Descrever a importância da comunicação em um projeto nas seguintes áreas:
    • Reporting do estado e progresso do projeto
    • Definição do projeto
    • Gestão do cronograma e orçamento
    • Gestão de problemas, riscos e alterações no projeto
    • Gestão da equipa
  • Criar um Plano de Comunicação.

Programa

  • Fundamentos da comunicação
  • A comunicação durante os processos de:
    • Definição do projeto
    • Construção e gestão do cronograma e orçamento
    • Gestão dos problemas
    • Gestão das alterações do âmbito
    • Gestão do risco
    • Gestão da equipa
  • O Plano de Comunicação como instrumento essencial na gestão das expetativas dos Stakeholders

Duração

2 dias

Créditos PMI

16 PDUs

Acreditação PMI

Este curso é acreditado pelo Project Management Institute (PMI) e atribuí PDUs (Professional Development Units) para manter a certificação PMP (Project Management Professional) atribuída pelo PMI.