Fundamentos da Gestão de Portfólios de Projetos

Nenhuma empresa possui os recursos necessários à satisfação de todas as suas necessidades de negócio. E esta verdade aplica-se quando o contexto é favorável, e ainda mais quando ele é desfavorável. Mesmo quando uma empresa faz parte do grupo restrito e privilegiado das que possuem todos os recursos financeiros de que precisam, certamente não têm os recursos humanos necessários à concretização dos vários projetos que poderiam ser prosseguidos.

A gestão do portfólio de projetos consiste num processo que tem por fim garantir que a organização afeta os seus recursos escassos nas iniciativas com maior valor, alinhadas com os objetivos de negócio e com as estratégias definidas.

Objetivos

  • Compreender os conceitos básicos e os benefícios da gestão de portfólio
  • Quantificar o esforço necessário para definir e lançar os alicerces da gestão de portfólio
  • Criar um modelo abrangente para selecionar, avaliar, balancear, priorizar e autorizar o trabalho
  • Conhecer os passos a serem seguidos para definir e implementar o processo de gestão de portfólios
  • Compreender como gerir e controlar o portfólio resultante

Destinatários

  • Gestores da organização que desejem formalizar e estandardizar o processo de seleção de projetos, assegurando que se elegem os mais rentáveis e com maior alinhamento estratégico
  • Profissionais responsáveis pela definição e implementação da gestão de portfólios de projetos
  • Gestores responsáveis pela gestão dos portfólios de projetos
  • Todos os gestores que sintam a necessidade de compreender os conceitos relevantes envolvidos na gestão de portfólios

Pré-requisitos

Nenhum. Este curso fornece uma visão básica de todos os aspectos da concepção, implementação e gestão do portfólio.

Programa

  • Conceitos, termos e benefícios da gestão de portfólio
  • Definir a estrutura de portfólio adequada às características da organização
  • Avaliar e seleccionar todo o potencial trabalho a ser englobado no portfólio
  • Priorizar e equilibrar o trabalho do portfólio
  • Autorizar, ativar e gerir o portfólio de forma contínua
  • Rever e reportar o trabalho do portfólio ao longo do ano
  • Actualizar o portfólio sempre que se verificarem mudanças na estratégia organizacional

Adicionalmente ao conteúdo concetual, são utilizados estudos de caso que permitem melhor assimilar os conceitos.

Duração

8 horas

Créditos PMI

8 PDUs (4 Technical / 2 Leadership / 2 Strategic)

Acreditação PMI

Esta formação é acreditada pelo Project Management Institute e atribuí PDUs (Professional Development Units) para manter a certificação PMP atribuída pelo PMI.