Nenhuma empresa possui os recursos necessários à satisfação de todas as suas necessidades de negócio. E esta verdade aplica-se quando o contexto é favorável, e ainda mais quando ele é desfavorável. Mesmo quando uma empresa faz parte do grupo restrito e privilegiado das que possuem todos os recursos financeiros de que precisam, certamente não têm os recursos humanos necessários à concretização dos vários projetos que poderiam ser prosseguidos.
A gestão do portfólio de projetos consiste num processo que tem por fim garantir que a organização afeta os seus recursos escassos nas iniciativas com maior valor, alinhadas com os objetivos de negócio e com as estratégias definidas.
Objetivos
- Compreender os conceitos básicos e os benefícios da gestão de portfólio
- Quantificar o esforço necessário para definir e lançar os alicerces da gestão de portfólio
- Criar um modelo abrangente para selecionar, avaliar, balancear, priorizar e autorizar o trabalho
- Conhecer os passos a serem seguidos para definir e implementar o processo de gestão de portfólios
- Compreender como gerir e controlar o portfólio resultante
Destinatários
- Gestores da organização que desejem formalizar e estandardizar o processo de seleção de projetos, assegurando que se elegem os mais rentáveis e com maior alinhamento estratégico
- Profissionais responsáveis pela definição e implementação da gestão de portfólios de projetos
- Gestores responsáveis pela gestão dos portfólios de projetos
- Todos os gestores que sintam a necessidade de compreender os conceitos relevantes envolvidos na gestão de portfólios
Pré-requisitos
Nenhum. Este curso fornece uma visão básica de todos os aspectos da concepção, implementação e gestão do portfólio.
Programa
- Conceitos, termos e benefícios da gestão de portfólio
- Definir a estrutura de portfólio adequada às características da organização
- Avaliar e seleccionar todo o potencial trabalho a ser englobado no portfólio
- Priorizar e equilibrar o trabalho do portfólio
- Autorizar, ativar e gerir o portfólio de forma contínua
- Rever e reportar o trabalho do portfólio ao longo do ano
- Actualizar o portfólio sempre que se verificarem mudanças na estratégia organizacional
Adicionalmente ao conteúdo concetual, são utilizados estudos de caso que permitem melhor assimilar os conceitos.
Duração
8 horas
Créditos PMI
8 PDUs (4 Technical / 2 Leadership / 2 Strategic)
Acreditação PMI
Esta formação é acreditada pelo Project Management Institute e atribuí PDUs (Professional Development Units) para manter a certificação PMP atribuída pelo PMI.