Fundamentos de Gestão de Projetos

Curso de gestão de projetos que aborda os conceitos, processos e técnicas fundamentais da gestão moderna de projetos, aplicáveis a qualquer projeto.

SABER MAIS

Curso de gestão de projetos que aborda os conceitos, processos e técnicas fundamentais da gestão moderna de projetos, aplicáveis a qualquer projeto.

Aprenda a arte e a ciência de gerir com sucesso projetos de qualquer dimensão e setor. Utilizando um estudo de caso realista desenvolvido ao longo do curso, irá aprender como aplicar as técnicas e ferramentas para finalizar projetos dentro do prazo e orçamento, ultrapassar os obstáculos ao sucesso dos projetos, comunicar eficazmente, identificar e gerir pró-ativamente riscos e problemas, estabelecer expectativas e gerir com sucesso alterações ao âmbito dos projetos. Os formandos são ativamente envolvidos no curso através de exercícios e discussões em grupo.

Formação e Coaching

Este curso abrange todas as principais áreas da gestão moderna de projetos, incluindo a teoria e conceitos fundamentais. Inclui coaching após o curso, na aplicação prática em projetos dos formandos das técnicas e princípios ensinados.

Conceitos e Técnicas

Aprenda técnicas e ferramentas de fácil implementação e com resultados garantidos. Como exercício complementar, escolha um projeto seu e aplique as técnicas ensinadas.

Acreditação

Os princípios e técnicas ensinadas neste curso, estão de acordo com o standard internacional de gestão de projetos PMBOK Guide do Project Management Institute (PMI).

Aplicação Prática

Abrange todos os pontos importantes de uma boa gestão de projetos de uma forma bastante objetiva e compreensível. Os pontos discutidos no curso têm uma utilização a 100% na vida profissional de um gestor de projeto.

Destinatários

Este curso é dirigido a todos aqueles que queiram adquirir conhecimentos sobre os conceitos, processos e técnicas formais de gestão de projetos, incluindo, gestores de projeto, elementos de equipas de projeto, gestores funcionais e cargos de direção.

Objetivos

  • Compreender o valor da utilização de processos adequados de gestão de projetos
  • Definir os vários aspetos de um projeto
  • Construir e gerir um cronograma de atividades e um orçamento apropriados
  • Definir e gerir âmbito, problemas, comunicação e riscos num projeto
  • Definir e gerir o nível adequado de qualidade
  • Identificar as métricas adequadas para uma avaliação objetiva do desempenho do projeto

Pré-requisitos

Não tem pré-requisitos.

Programa

  • Conceitos fundamentais
  • Definir o Projeto
  • Criar o Cronograma e Orçamento
  • Gerir o Cronograma e Orçamento
  • Gerir os Problemas
  • Gerir o Âmbito
  • Gerir a Comunicação
  • Gerir o Risco
  • Gerir a Equipa
  • Gerir a Qualidade e Métricas

Este curso contém vários exercícios, assim como o estudo de um caso prático desenvolvido ao longo da formação.

Ver programa detalhado

Conceitos fundamentais

  • Um pouco de História.
  • O valor da gestão de projetos.
  • O que é um projeto. Projetos e operações
  • Datas de início e fim.
  • Ciclo de vida de um projeto.
  • O que é uma metodologia e porque utilizá-la.
  • Grandes projetos e programas.
  • Projetos e planeamento estratégico.
  • Gestão de portfólios de projetos.
  • Métodos de seleção de projetos.
  • Funções de um Project Management Office (PMO).
  • A função, perfil e responsabilidades do gestor de projeto.
  • Stakeholders do projeto.
Definir o Projeto

  • A importância da definição inicial do projeto.
  • O Charter do Projeto.
  • Objectivos SMART.
  • Âmbito – entregáveis e fronteiras do âmbito.
  • Alinhamento de objectivos e entregáveis.
  • Pressupostos e riscos.
  • Constrangimento triplo.
  • Outros constrangimentos e dependências.
  • A estrutura organizacional do projeto.
  • Identificação e estratégias de gestão dos stakeholders.
  • Exercício complementar: crie o Charter do seu projeto.
Criar o Cronograma e Orçamento

  • Estrutura de decomposição do trabalho – WBS.
  • Técnicas para estimar o trabalho.
  • O diagrama de rede de atividades.
  • Tipos de relações entre atividades.
  • Identificação e gestão do caminho crítico.
  • Atribuição dos recursos.
  • Estimar a duração e o orçamento do projeto.
Gerir o Cronograma e o Orçamento

  • A reunião de arranque do projeto.
  • Sinais indicadores de problemas com o prazo e orçamento.
  • Técnicas para gerir o cronograma e o orçamento.
  • Marcos do projeto.
  • Encerramento do projeto.
  • Gestão do Valor Ganho/Earned Value.
Gerir os Problemas

  • O que é um problema no projeto.
  • Diagrama Fishbone/Ishikawa.
  • Análise da causa-raiz.
  • Diagrama de Pareto.
  • Processo para a gestão de problemas.
Gerir o Âmbito

  • Causas e tipos de alterações no projeto.
  • Gestão do âmbito.
  • Processo para gerir as alterações do âmbito.
Gerir a Comunicação

  • A importância da comunicação.
  • Como gerir eficazmente as expetativas.
  • Análise dos stakeholders.
  • Estratégia de gestão dos stakeholders.
  • O Plano de Comunicação.
  • Tipos de comunicação.
  • Reportar o progresso.
  • Ciclos de reporting.
  • Reuniões de projeto.
  • Exercício complementar: crie o Plano de Comunicação do seu projeto.
Gerir o Risco

  • Definição e características dos riscos.
  • Riscos vs. pressupostos.
  • Processo de gestão dos riscos num projeto.
  • Identificação de riscos.
  • Análise qualitativa de riscos.
  • Matriz de probabilidade e impacto.
  • Análise quantitativa de riscos.
  • Valor monetário esperado e árvores de decisão.
  • Tipos de respostas aos riscos.
  • Plano de contingência para riscos.
  • Exercício complementar: crie o Registo de Riscos do seu projeto.
Gerir a Equipa

  • As especificidades dos projetos.
  • Planeamento dos recursos humanos do projeto.
  • Matriz de responsabilidades.
  • Team building.
  • Teorias de motivação.
  • Responsabilidades da liderança.
  • Estágios do desenvolvimento de equipas.
  • Estilos de liderança.
  • Gestão do conflito.
  • Métodos de tomada de decisão.
Gerir a Qualidade e Métricas

  • Qualidade do produto e serviço.
  • Gestão da qualidade.
  • Controlo e garantia da qualidade.
  • Os benefícios da qualidade.
  • O custo da má qualidade.
  • A equação do valor da qualidade.
  • Medindo a qualidade.
  • Goldplating.
  • Por que medimos.
  • Tipos de métricas.
  • Outras métricas de sucesso.
  • Como criar um Scorecard do projeto.

Estudo de Caso

Ao longo do curso, os formandos irão realizar vários exercícios sobre um estudo de caso, aplicando as várias técnicas ensinadas nas várias áreas de gestão de projetos, assim como a resolução de várias situações e problemas.

Cada participante recebe

  • Manual do curso e material didático de apoio
  • Pacote de templates TenStep para utilizar na gestão dos seus projetos
  • Ebook Lessons in Project Management de Tom Mochal, CEO da TenStep (descrição de problemas em projetos com a recomendação das respetivas soluções a adoptar pelo gestor de projeto)
  • Oferta da metodologia TenStep® Project Management Process Personal Edition
  • 6 meses de apoio e coaching em gestão de projetos
  • Certificado do curso

Duração

32 horas

Valor

1095€ +IVA (1346,85€ com IVA)

Próximas Datas

5, 6, 8, 9 Junho 2017 / Lisboa 9h00 - 17h30 1095€ +IVA INSCRIÇÃO
11, 12, 14, 15 setembro 2017 / Lisboa 9h00 - 17h30 1095€ +IVA INSCRIÇÃO

Vagas limitadas! Garanta a sua participação.

Local de realização (Lisboa): TenStep Academy – Av. República, 6, 7º – Lisboa – veja no mapa

Mantenha-se informado sobre as próximas datas de realização do curso

Créditos PMI

32 PDUs (26 Technical, 3 Leadership, 3 Strategic)

Acreditação PMI

Esta formação é acreditada pelo Project Management Institute e atribui PDUs (Professional Development Units).

Formadores

Os cursos são lecionados por formadores com certificação PMP e com experiência comprovada na área de gestão de projetos em várias setores – incluindo administração pública, banca, seguros e TI.

Testemunhos

Excelente formação sobre os conceitos de gestão de projetos e enquadramento metodológico, com exemplos e experiências práticas.
Francisco Sequeira Braga, Senior Consultant, Creative Management Consulting
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