Gestão do Risco em Projetos

Com este curso irá aprender como utilizar um processo de gestão de riscos que inclui a identificação, análise e planeamento das respostas aos riscos dos projetos.

SABER MAIS

Riscos são condições ou circunstâncias futuras que estão fora do controlo da equipa de projeto, e que, quando se concretizam, têm um impacto no projeto. Por outras palavras, enquanto um problema é uma situação presente que terá de ser solucionada, um risco é um problema potencial que poderá ocorrer no futuro. Um gestor de projeto reativo tenta resolver os problemas à medida que estes vão ocorrendo. Um gestor de projeto pró-ativo tenta resolver os potenciais problemas antes que eles se verifiquem. Muitos problemas podem ser antecipados. A gestão de risco é um processo pró-ativo que visa eliminar os problemas potenciais antes da sua ocorrência e deste modo aumentar a probabilidade de sucesso do projeto.

Com este curso irá aprender como utilizar um processo de gestão de riscos que inclui a identificação, análise e planeamento das respostas aos riscos dos projetos.

Pré-requisitos

Uma compreensão básica da gestão de projetos.

Objectivos

  • Compreender os conceitos básicos relativos ao risco
  • Descrever a relação entre riscos, pressupostos e problemas
  • Identificar os riscos do projeto através de várias técnicas de recolha de informação
  • Analisar os riscos potenciais do projeto e determinar quais aqueles a que deverá devotar maior atenção
  • Planear respostas adequadas ao risco, através da utilização de diferentes alternativas e opções
  • Monitorizar e controlar os riscos conhecidos e avaliar continuamente o projeto para identificar novos riscos

Destinatários

  • Gestores de projeto e membros da equipa de projeto responsáveis pela identificação e resolução dos riscos
  • Gestores que controlam os projetos
  • Clientes e todos os stakeholders que participam nos projetos e que estão envolvidos na identificação e resolução dos riscos

Programa

  • Visão geral
    • Definições e características dos riscos
    • Os riscos associados a oportunidades
    • O que afeta a percepção de risco?
  • Conceitos – riscos, pressupostos, problemas
    • Definição e natureza da gestão de risco
  • Identificação de riscos
  • Exercício prático – identificação dos riscos
  • Categorias de risco
  • A análise de risco
    • Qualitativa
    • Quantitativa
    • Valor monetário esperado e árvores de decisão
  • Resposta aos riscos
    • Evitar
    • Mitigar
    • Transferir
    • Monitorar
    • Desenvolver planos de contingência
  • Exercício prático – análise e priorização dos riscos
  • Controlo do Risco
    • Defina um orçamento para os riscos desconhecidos
    • Plano de Gestão de Risco: metodologia, papéis e responsabilidades, orçamento, planeamento, avaliação e interpretação, os limiares, comunicações, controlo e auditoria
  • O Processo de Gestão do Risco na Prática
  • Alternativas para a gestão do risco
  • Exercício prático – desenvolvimento de um plano para responder aos riscos
  • Teste Final

São utilizados vários exercícios durante o curso para aplicar os conceitos aprendidos.

Cada formando recebe

  • Manual do curso com exercícios, no formato impresso.
  • Pacote de templates para utilizar durante o curso e para uso pessoal na sua atividade profissional:
    • Risk Contingency Worksheet
    • Inherent Risk Checklist
    • Risk Identification Worksheet
    • Risk Management Plan
    • Risk Review
    • Risk Submission Form + Exemplo
    • Risk Tracking Log + Exemplo
    • Risk Control Form
    • Risk Management Checklist
    • Risk Response Worksheet

Duração

2 dias (16 PDUs)

Próximas datas e inscrição

Novas datas em breve!

Local de realização: TenStep Academy Portugal – Av. República, 6, 7º – Lisboa – veja no mapa

Mantenha-se informado sobre as próximas datas de realização do curso

Créditos PMI

Total PDUs: 16
Technical PDUs: 14
Leadership PDUs: 1
Strategic PDUs: 1

Acreditação PMI

Este curso é acreditado pelo Project Management Institute (PMI) e atribuí PDUs (Professional Development Units) para manter a certificação PMP (Project Management Professional) atribuída pelo PMI.

pmi_rep_logo

PMI®, PMP®, PMBOK® Guide e REP® são marcas registadas do Project Management Institute, Inc.