Gestão do Risco em Projetos

Com este curso irá aprender como utilizar um processo de gestão de riscos que inclui a identificação, análise e planeamento das respostas aos riscos dos projetos.
SABER MAIS

Riscos são condições ou circunstâncias futuras que estão fora do controlo da equipa de projeto, e que, quando se concretizam, têm um impacto no projeto. Por outras palavras, enquanto um problema é uma situação presente que terá de ser solucionada, um risco é um problema potencial que poderá ocorrer no futuro. Um gestor de projeto reativo tenta resolver os problemas à medida que estes vão ocorrendo. Um gestor de projeto pró-ativo tenta resolver os potenciais problemas antes que eles se verifiquem. Muitos problemas podem ser antecipados. A gestão de risco é um processo pró-ativo que visa eliminar os problemas potenciais antes da sua ocorrência e deste modo aumentar a probabilidade de sucesso do projeto.

Com este curso irá aprender como utilizar um processo de gestão de riscos que inclui a identificação, análise e planeamento das respostas aos riscos dos projetos.

Pré-requisitos

Uma compreensão básica da gestão de projetos.

Objectivos

  • Compreender os conceitos básicos relativos ao risco
  • Descrever a relação entre riscos, pressupostos e problemas
  • Identificar os riscos do projeto através de várias técnicas de obtenção de informação
  • Analisar os riscos potenciais do projeto e determinar quais aqueles a que deverá devotar maior atenção
  • Planear respostas adequadas ao risco, através da utilização de diferentes alternativas e opções
  • Monitorizar e controlar os riscos conhecidos e avaliar continuamente o projeto para identificar novos riscos

Destinatários

  • Gestores de projeto e membros da equipa de projeto responsáveis pela identificação e resolução dos riscos
  • Gestores que controlam os projetos
  • Clientes e todos os stakeholders que participam nos projetos e que estão envolvidos na identificação e resolução dos riscos

Programa

  • Conceitos chave
  • O processo de gestão dos riscos
  • Identificação dos riscos
  • Análise qualitativa dos riscos
  • Análise quantitativa dos riscos
  • Tipos de resposta aos riscos
  • Controlo do riscos
  • Teste Final

São utilizados vários exercícios durante o curso para aplicar os conceitos aprendidos.

Cada formando recebe

  • Manual do curso .
  • Pacote de templates para uso pessoal na sua atividade profissional: Risk Contingency Worksheet, Inherent Risk Checklist, Risk Identification Worksheet, Risk Management Plan, Risk Review, Risk Submission Form + Exemplo, Risk Tracking Log + Exemplo, Risk Control Form, Risk Management Checklist, Risk Response Worksheet.

Duração

2 dias – 16 horas

16 Total PDUs – 14 Technical / 1 Leadership / 1 Strategic

Ref.: PM07.00

Mantenha-se informado sobre as próximas datas de realização do curso

Acreditação PMI

Este curso é acreditado pelo Project Management Institute (PMI) e atribuí PDUs (Professional Development Units) para manter a certificação PMP (Project Management Professional) atribuída pelo PMI.

pmi_rep_logo

PMI®, PMP®, PMBOK® Guide e REP® são marcas registadas do Project Management Institute, Inc.