Gestão Eficaz de Pequenos Projetos

Técnicas e boas práticas para gerir pequenos projetos.
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Quando os projetos possuem uma dimensão considerável, o seu planeamento, organização e controlo implicam uma abordagem formal de gestão de projetos. Contudo, a maioria dos projetos nas organizações traduz-se em pequenas iniciativas que, embora devendo ser geridas eficaz e eficientemente, não requerem o rigor e estrutura de uma gestão de projetos formal.

Esta formação tem por objetivo ensinar as técnicas e competências fundamentais para gerir pequenos projetos. Os participantes irão aprender a planear, organizar, executar e controlar o trabalho solicitado, através de um conjunto de boas práticas que maximizam o sucesso dos projetos.

Pré-requisitos

Nenhum.

Objetivos

No final da formação, os participantes estarão aptos a:

  • Compreender como os projetos diferem do trabalho normal ou operacional
  • Definir claramente o âmbito do trabalho
  • Identificar as tarefas necessárias para realizar o trabalho
  • Gerir o trabalho até à sua conclusão bem sucedida
  • Identificar e resolver problemas
  • Caracterizar e gerir alterações do âmbito
  • Estabelecer e gerir as expetativas utilizando uma comunicação proativa
  • Compreender o conceito de risco

Destinatários

Todos aqueles que tenham necessidade de gerir pequenas iniciativas de trabalho.

Programa

  • Compreender os requisitos e expetativas do trabalho
  • Elaborar uma lista de tarefas para executar o trabalho
  • Gerir tarefas e expetativas
  • Identificar e resolver problemas utilizando técnicas de resolução de problemas
  • Compreender e gerir alterações
  • Comunicar pró-ativamente para gerir eficazmente as expetativas
  • Compreender e identificar riscos

Abordagem pedagógica
Apresentação, discussão em grupo e exercícios.

Duração
1 dia / 8 horas – 8 PDUs

PMI®, PMP®, PMBOK® Guide e REP® são marcas registadas do Project Management Institute, Inc.