Implementação e Gestão de Project Management Offices (PMO)

Neste curso irá aprender qual a função e mais valia de um PMO, quais os serviços disponibilizados por um PMO e como construir um modelo eficaz de implementação na sua organização com base na metodologia PMOStep.
SABER MAIS
PMO model
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Muitas organizações, em todo o mundo, estão adoptando processos formais de gestão de projetos que lhes assegurem a conclusão dos projetos no prazo definido, dentro do orçamento e com o nível de qualidade adequado. Parte da competência de executar melhor, mais rápido e com menor custo, vem da capacidade para implementar processos e práticas comuns em toda a organização.

Esse objetivo é alcançado através de uma organização centralizada, responsável pelo desenvolvimento e adoção de processos comuns e estandardizados. Estas unidades organizacionais são designadas por “Project Management Office” ou PMO. A implementação de um PMO é um projeto de mudança organizacional requerendo um cuidado especial na definição do modelo de implementação e gestão.

Neste curso irá aprender qual a função e mais valia de um PMO, quais os serviços disponibilizados por um PMO e como construir um modelo eficaz de implementação na sua organização com base na metodologia PMOStep da TenStep.

Objetivos

No final do curso, os participantes estarão aptos a:

  • Descrever qual a função de um PMO e qual o seu valor numa organização
  • Compreender quais os serviços básicos de um PMO
  • Elaborar um modelo geral de implementação de um PMO
  • Identificar serviços adicionais de um PMO

Dirigido a

  • Gestores que desejem criar um PMO na sua organização
  • Todos aqueles que irão fazer parte do PMO
  • Responsáveis de PMOs

Pré-requisitos

Compreensão básica de gestão de projetos.

Programa

  • Definição e tipos de PMOs
  • Serviços de um PMO
    • Consolidação do reporting
    • Gestão da metodologia
    • Formação e coaching
    • Auditoria de projetos
    • Gestão do repositório
    • Recolha de métricas
    • Avaliação organizacional
  • Implementação do PMO – PMO Canvas
  • Funções do PMO

Duração

16 horas

Cada participante recebe

  • Manual do curso em português
  • Certificado de conclusão com atribuição de PDUs

Kit de templates para PMOs

  • Organization Definition Checklist
  • Deployment Tracker
  • Current State Assessment
  • Future State Vision
  • Gap Analysis
  • Project Management Deployment Strategy
  • Project Management Deployment Plan
  • Assessment Interview Questions
  • Consolidated Status Report
  • Methodology Change Form
  • Project Management Release Notes
  • Methodology Release Checklist
  • Training Strategy
  • Training Plan
  • Training Vendor Evaluation
  • Training Vendor Evaluation Strategy
  • Pre and Post Class Project Management Assessment
  • Project Risk Factors Checklist
  • End of Project Review Detailed Report
  • Coaching Request Form
  • Coaching Engagement Plan
  • Project Quality Assurance Checklist
  • PMO Coaching Session Summary
  • Coaching Satisfaction Survey
  • Project Audit Summary
  • PMO Client Satisfaction Survey
  • End of Project Methodology Survey
  • Organization Assessment Detailed Report
  • Organization Assessment Summary Report

Créditos PMI

16 PDUs (8 Technical PDUs, 4 Leadership PDUs, 4 Strategic PDUs)

Ref.: 1774-PMO10.00W

Acreditação PMI

Esta formação é acreditada pelo Project Management Institute e atribuí PDUs (Professional Development Units) para manter a certificação PMP atribuída pelo PMI.