Introdução à Gestão de Projetos

Um projeto é uma iniciativa temporária que é estabelecida com o objetivo de criar um produto, serviço ou resultado único. Todas as organizações têm projetos. A utilização de um conjunto coerente de procedimentos e de técnicas provadas de gestão de projetos, permite aos gestores de projeto efectuar uma gestão proativa do âmbito, dos eventuais problemas, dos riscos, da qualidade e da comunicação.

Este curso dá-lhe uma visão geral dos conceitos, processos e técnicas associadas à gestão formal de projetos. É destinado a indivíduos que queiram compreender os conceitos da gestão de projetos, mas não necessitem de os aplicar na prática do seu trabalho.

Objetivos

No final da formação, os participantes serão capazes de:

  • Compreender como a gestão de projetos difere da gestão corrente
  • Compreender o valor resultante da utilização de processos estandardizados de gestão de projetos
  • Identificar os diferentes aspectos de uma definição formal do projeto
  • Apreciar a importância de uma gestão proativa dos problemas, do âmbito, da comunicação, dos riscos e da qualidade

Pré-requisitos

Nenhum. Este curso oferece uma visão geral dos conceitos da gestão de projetos.

Destinatários

  • Membros de equipas de projetos que necessitam compreender os conceitos da gestão de projetos
  • Clientes e todos aqueles que estejam envolvidos em projetos

Programa

  • Visão geral da gestão de projetos
  • Definir um projecto
  • Gestão de problemas
  • Gestão do âmbito
  • Gestão da comunicação
  • Gestão do risco
  • Gestão da qualidade

São utilizados vários exercícios durante o curso para aplicar os conceitos aprendidos.

Duração

1 dia/8h

Créditos PMI

8 PDUs
Ref.ª: 1774.PM00.10A

Acreditação PMI

Este curso é acreditado pelo Project Management Institute (PMI) e atribuí PDUs (Professional Development Units) para manter a certificação PMP (Project Management Professional) atribuída pelo PMI.