A reunião de arranque do projeto ou de kickoff e a reunião de conclusão do projeto são dois marcos importantes em qualquer projeto e incluem-se nas boas práticas da gestão de projetos. A reunião de arranque é a ocasião de …
Durante a primeira semana de Janeiro de 2013, o PMI publicou a 5ª edição do Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide), 3ª edição do Standard of Program Management e 3ª edição do Standard of Portfolio Management. …
Projetos com alguma dimensão envolvem normalmente diversos participantes, com responsabilidade pela criação e aprovação dos entregáveis. Há entregáveis cuja atribuição de responsabilidade pelo desenvolvimento se revela relativamente simples; por exemplo, quando se define que alguém é responsável pela elaboração de …
O Charter do Projeto é um documento elaborado no inicio do projeto que consolida a informação obtida durante a etapa inicial de definição do projeto. É um instrumento de extrema importância pois permite alinhar as expectativas iniciais dos vários intervenientes …
Quando recebe uma solicitação para alterar o âmbito do projeto, deverá considerar os três elementos básicos do processo de gestão de alterações do âmbito: Quem solicita a alteração, determina o benefício dessa alteração para o projeto ou organização. O gestor …
A Joana foi designada para gerir um projeto que tem por objetivo disponibilizar na intranet da sua empresa, os relatórios financeiros que atualmente são impressos em papel. Recentemente, o fornecedor da ferramenta que produz os relatórios, cancelou o lançamento da …
De um modo geral, o gestor de projeto é responsável pelo sucesso do projeto. Em primeiro lugar deverá definir o projeto e desenvolver o cronograma e orçamento do projeto. Definir o projeto significa entender e obter o acordo sobre os objetivos, âmbito, …
Recorda-se da última vez que trabalhou num projecto que foi planeado e executado na perfeição? As expectativas foram alcançadas em termos de orçamento, prazo e qualidade do produto. Existiu uma relação cordial e profissional com os clientes. Não existiram problemas …
Erro nº 2: Deficiente gestão do âmbito Suponhamos que foi feito um bom trabalho na definição e planeamento iniciais do projecto. Para o gestor do projecto, isso é só o começo. Depois de planear o trabalho há que trabalhar o …
A metodologia TenStep Project Management Process® foi concebida de acordo com um conjunto de princípios orientadores e que estão reflectidos nos conteúdos da metodologia: Um processo de gestão de projectos deve ser flexível e escalável, com base no tamanho do …