Fundamentos de Gestão de Projetos

Curso completo que aborda os conceitos, processos e técnicas fundamentais da gestão moderna de projetos.

5 Novembro a 13 Novembro 2018 4 dias - 32 horas 1095€ +IVA
Reserve o seu lugar
Fundamentos de Gestão de Projetos

A capacidade de definir e subsequentemente gerir com sucesso um projeto está rapidamente se tornando uma competência chave para muitas organizações. Gerir projetos não é fácil e não é um dom natural da maioria das pessoas. Felizmente que as competências associadas à gestão de projetos podem ser adquiridas.

Aprenda a arte e a ciência de gerir com sucesso projetos de qualquer dimensão e indústria. Utilizando um estudo de caso realista desenvolvido ao longo do curso, irá aprender como aplicar as técnicas e ferramentas para definir e planear um projeto, assim como, gerir o cronograma, os problemas e riscos, o âmbito e a qualidade, a comunicação e os recursos humanos de projetos. Os formandos são ativamente envolvidos no curso através de exercícios e discussões em grupo.

Mais informações sobre o curso

Programa

  • Conceitos fundamentais
  • Definir o Projeto
  • Criar o Cronograma e Orçamento
  • Gerir o Cronograma e Orçamento
  • Gerir os Problemas

  • Gerir o Âmbito
  • Gerir a Comunicação
  • Gerir o Risco
  • Gerir a Equipa
  • Gerir a Qualidade e Métricas


Módulo adicional de 1 dia sobre o Microsoft Project pode ser adquirido no ato da inscrição.

Este curso contém inúmeros exercícios, assim como o estudo de um caso prático desenvolvido ao longo da formação.

Estudo de Caso

Ao longo do curso, os formandos irão realizar vários exercícios sobre um estudo de caso, aplicando as várias técnicas ensinadas nas várias áreas de gestão de projetos, assim como a resolução de várias situações e problemas. O estudo de caso é sobre um projeto de uma empresa multinacional com filiais em todo o mundo. Trata-se de um projeto crítico para a organização que escolheu a filial portuguesa para o projeto piloto.

Ver programa detalhado


Conceitos fundamentais

  • Um pouco de História.
  • O valor da gestão de projetos.
  • O que é um projeto. Projetos e operações
  • Datas de início e fim.
  • Ciclo de vida de um projeto.
  • O que é uma metodologia e porque utilizá-la.
  • Grandes projetos e programas.
  • Projetos e planeamento estratégico.
  • Gestão de portfólios de projetos.
  • Métodos de seleção de projetos.
  • Funções de um Project Management Office (PMO).
  • A função, perfil e responsabilidades do gestor de projeto.
  • Stakeholders do projeto.

Definir o Projeto

  • A importância da definição inicial do projeto.
  • O Charter do Projeto.
  • Objectivos SMART.
  • Âmbito – entregáveis e fronteiras do âmbito.
  • Alinhamento de objectivos e entregáveis.
  • Pressupostos e riscos.
  • Constrangimento triplo.
  • Outros constrangimentos e dependências.
  • A estrutura organizacional do projeto.
  • Identificação e estratégias de gestão dos stakeholders.
  • Exercício complementar: crie o Charter do seu projeto.

Criar o Cronograma e Orçamento

  • Estrutura de decomposição do trabalho – WBS.
  • Técnicas para estimar o trabalho.
  • O diagrama de rede de atividades.
  • Tipos de relações entre atividades.
  • Identificação e gestão do caminho crítico.
  • Atribuição dos recursos.
  • Estimar a duração e o orçamento do projeto.

Gerir o Cronograma e o Orçamento

  • A reunião de arranque do projeto.
  • Sinais indicadores de problemas com o prazo e orçamento.
  • Técnicas para gerir o cronograma e o orçamento.
  • Marcos do projeto.
  • Encerramento do projeto.
  • Gestão do Valor Ganho/Earned Value.

Gerir os Problemas

  • O que é um problema no projeto.
  • Diagrama Fishbone/Ishikawa.
  • Análise da causa-raiz.
  • Diagrama de Pareto.
  • Processo para a gestão de problemas.

Gerir o Âmbito

  • Causas e tipos de alterações no projeto.
  • Gestão do âmbito.
  • Processo para gerir as alterações do âmbito.

Gerir a Comunicação

  • A importância da comunicação.
  • Como gerir eficazmente as expetativas.
  • Análise dos stakeholders.
  • Estratégia de gestão dos stakeholders.
  • O Plano de Comunicação.
  • Tipos de comunicação.
  • Reportar o progresso.
  • Ciclos de reporting.
  • Reuniões de projeto.
  • Exercício complementar: crie o Plano de Comunicação do seu projeto.

Gerir o Risco

  • Definição e características dos riscos.
  • Riscos vs. pressupostos.
  • Processo de gestão dos riscos num projeto.
  • Identificação de riscos.
  • Análise qualitativa de riscos.
  • Matriz de probabilidade e impacto.
  • Análise quantitativa de riscos.
  • Valor monetário esperado e árvores de decisão.
  • Tipos de respostas aos riscos.
  • Plano de contingência para riscos.
  • Exercício complementar: crie o Registo de Riscos do seu projeto.

Gerir a Equipa

  • As especificidades dos projetos.
  • Planeamento dos recursos humanos do projeto.
  • Matriz de responsabilidades.
  • Team building.
  • Teorias de motivação.
  • Responsabilidades da liderança.
  • Estágios do desenvolvimento de equipas.
  • Estilos de liderança.
  • Gestão do conflito.
  • Métodos de tomada de decisão.

Gerir a Qualidade e Métricas

  • Qualidade do produto e serviço.
  • Gestão da qualidade.
  • Controlo e garantia da qualidade.
  • Os benefícios da qualidade.
  • O custo da má qualidade.
  • A equação do valor da qualidade.
  • Medindo a qualidade.
  • Goldplating.
  • Por que medimos.
  • Tipos de métricas.
  • Outras métricas de sucesso.
  • Como criar um Scorecard do projeto.


Workshop Fundamentos do Microsoft Project (módulo extra não incluído no curso de 4 dias)

  • Navegar nas diferentes vistas e modificar cronogramas.
  • Criar e modificar uma lista de atividades na vista gráfico Gantt e criar uma WBS.
  • Criar relações entre atividades através de ligações, adição de percursores, avanços e atividades recorrentes.
  • Atribuir recursos a atividades.
  • Calcular e visualizar o caminho crítico.
  • Atualizar e analisar o progresso do projeto, trabalho e estado do projeto.

Este módulo adicional de 1 dia sobre o Microsoft Project pode ser adquirido no ato da inscrição.


TenStep Methodology
TenStep Methodology

Abordagem pedagógica

Exposição da matéria com explicação dos conceitos contextualizados em situações reais.

Este curso oferece coaching após a formação na aplicação prática em projetos dos formandos de algumas das técnicas e princípios ensinados, para consolidar os conhecimentos adquiridos durante a formação.

Cada participante recebe

  • Manual com a apresentação do curso, exercícios e testes.
  • Pacote de templates, para uso pessoal na sua atividade profissional: Charter do Projeto, Plano de Comunicação, Plano de Qualidade, Checklist de Fatores de Risco, Registo de Riscos, Registo de Problemas, Matriz de Responsabilidades, Relatório de Progresso, Registo de Alterações ao Âmbito, Balanced Scorecard do Projeto, Análise de Stakeholders, Inquérito à Satisfação dos Stakeholders.
  • Oferta do ebook Lessons in Project Management de Tom Mochal CEO TenStep Inc. (descrição de cenários com diversas situações reais em projetos e com indicação das respetivas soluções a adoptar pelo gestor de projeto).
  • Oferta do ebook metodologia de gestão de projetos TenStep para utilização na gestão dos seus próprios projetos – saiba mais sobre a metodologia TenStep Project Management Process™
  • Coaching por e-mail, durante seis meses após o curso, na aplicação prática dos conceitos adquiridos nos seus próprios projetos.

No final do curso será entregue o respetivo certificado de participação aos formandos que frequentaram a totalidade do curso.

Formador

Jorge Simão, PMP, TSPM

Acreditação PMI

Esta formação é acreditada pelo Project Management Institute e atribui PDUs (Professional Development Units) para manter a certificação PMP. Curso registado no programa REP do PMI. Ref.ª: 1774-PM00.00.

Os nossos consultores estão disponíveis para esclarecer as suas dúvidas e aconselhar na escolha da formação mais adequada para si. Contacte-nos através de 213 303 855, info@tenstep.pt ou preencha este formulário.

O seu nome *

O seu e-mail *

Telefone de contacto *

Pretendo ser contactado por telefone

Assunto *

Desenho inscrever-me na próxima edição deste curso

Desejo receber informação das próximas datas deste curso

Desejo receber a newsletter da TenStep Portugal


Data

5, 6, 12, 13 Nov 2018

Horário

9h00 - 17h00

Duração

4 dias - 32 horas

Valor

1095€ +IVA

Local

TenStep Academy – Lisboa
Av. República, 6 - 7º - Lisboa

TenStep Academy - Lisboa
Carregando mapa ....

PMI®, PMP®, PMBOK® Guide e REP® são marcas registadas do Project Management Institute, Inc.