O Triângulo Custo, Duração e Âmbito

No final do processo da definição e do planeamento, o gestor de projecto deverá ter um acordo com o patrocinador do projecto sobre o trabalho que será realizado, assim como sobre o custo e a duração que serão necessários para realizar o trabalho. Estes três factores formam um conceito denominado “Constrangimento Triplo”. O aspecto chave do constrangimento triplo é que se um dos três factores mudar, no mínimo um dos outros factores deverá também mudar. O constrangimento triplo pode ser descrito de várias maneiras. O factor custo pode também ser referido como esforço, o que faz mais sentido se os custos de mão de obra forem todos internos e não houver outros custos não laborais. Por vezes, o factor âmbito é substituído pela qualidade, quando se pretende entregar um certo nível da qualidade para um determinado custo e duração. Esta é uma visão mais limitada do constrangimento triplo, mas os conceitos gerais continuam a aplicar-se.

Esta definição é mais do que uma mera discussão académica. Na realidade, o conceito tem bastante relevância para a gestão do projecto. O constrangimento triplo faz logicamente sentido e também pode ser facilmente explicado aos seus clientes ou outros stakeholders.

Este conceito é fácil de visualizar se pensar no constrangimento triplo como um triângulo, cujos lados representam o custo, a duração e o âmbito do trabalho do projecto.

Se o âmbito do trabalho aumentar, o custo e/ou o prazo também deverá aumentar. Isto faz sentido. Se tiver mais trabalho para fazer (âmbito), este trabalho necessitará de um custo (mais horas de esforço) adicional e talvez de uma duração mais longa. Do mesmo modo, se reduzir o âmbito do trabalho, o custo (esforço) e/ou o prazo também deverão diminuir.

Se lhe pedissem para acelerar o projecto e concluir mais cedo do que o planeado, seria lógico que também fosse pedido menos trabalho. No entanto, se lhe pedissem para realizar o mesmo trabalho (âmbito) em menos tempo (duração), o terceiro factor do constrangimento triplo (custo) deveria aumentar para manter o equilíbrio. Isto também deverá fazer sentido. Irá provavelmente necessitar de aumentar os custos (esforço), talvez através de horas extraordinárias ou trazendo mais elementos para a equipa, de modo a concluir mais cedo a mesma quantidade de trabalho.

Uma vez compreendida esta relação entre os vários factores do constrangimento triplo, quando um deles mudar, o gestor de projecto irá automaticamente tentar perceber como os outros dois factores poderão ser alterados para manter o triângulo equilibrado.