Os princípios da metodologia Tenstep

A metodologia TenStep Project Management Process® foi concebida de acordo com um conjunto de princípios orientadores e que estão reflectidos nos conteúdos da metodologia:

  • Um processo de gestão de projectos deve ser flexível e escalável, com base no tamanho do respectivo projecto. Na metodologia Tenstep, este conceito é referido como “small methodology for small projects, large methodology for large projects™”. A escalabilidade está relacionada com o nível de complexidade dos processos de gestão de projectos, assim como com o tempo e dedicação despendidos.
  • A metodologia Tenstep foi concebida para ser aplicável a todos os projectos, quer esteja a construir uma casa, um circuito integrado ou uma aplicação informática.
  • Os projectos devem ser geridos pro-activamente, independentemente da sua dimensão. O gestor de projecto que espera que as coisas aconteçam, irá certamente deparar-se com problemas.
  • O sucesso de um projecto normalmente requer a existência de uma parceria entre a equipa do projecto e o cliente. O projecto terá um elevado risco de insucesso se o cliente não participar activamente.
  • Os processos que serão utilizados na gestão do projecto devem ser estabelecidos logo no início e compreendidos pela equipa e o cliente. Grande parte dos processos requerem o envolvimento de elementos do cliente e da equipa do projecto. Estes elementos não irão compreender o seu papel nesses processos se estes não foram previamente discutidos.
  • Os gestores de projecto devem ter um nível suficiente de autoridade. Se o gestor de projecto é responsável pela entrega do projecto e, no entanto, não poder tomar decisões chave necessárias para gerir, então ele provavelmente terá dificuldades em garantir o sucesso do projecto.